Frasqueira de viagem

1775-1800 , Coleção Herdeiros de Alfredo Ayres de Gouvêa Allen

As frasqueiras eram utilizadas em viagem, guardando e conservando os frascos de forma organizada em compartimentos. Os frascos eram normalmente de secção quadrada ou retangular, conforme a compartimentação das caixas. Distinguem-se dos frascos isolados pois a decoração é circunscrita ao colo que fica visível quando se abrem as caixas: por economia ou para evitar o desgaste causado pela fricção, o ouro era apenas aplicado na parte superior dos frascos.

Cálices, copos e funil seguem a delicada ornamentação pintada a ouro característica da produção da Boémia. Tal como o seu conteúdo, o interior da frasqueira revela um fabrico cuidado: revestida a papel decorado com a mesma temática de folhas de parra, o verso da tampa tem uma aplicação em couro almofadado, com efeito  amortecedor, muito apropriado ao transporte de delicados objetos.
PO

[g-gallery gid=”5279″]

  • 1775-1800
  • Boémia (?)
  • Grand Tour, Objetos Históricos
  • Madeira de carvalho, ferro, papel, couro, vidro, folha de ouro
  • Alt. 27,5 x larg. 28 x prof. 42,5 cm
  • Coleção Herdeiros de Alfredo Ayres de Gouvêa Allen

A frasqueira em madeira tem o exterior reforçado por arestas e cantoneiras em ferro, e argolas laterais para transporte. No interior guarda seis frascos grandes e seis pequenos de vidro incolor, colocados individualmente em divisórias. A decoração, como era habitual, localizada na parte superior, tem ornatos pintados a folha de ouro com desenhos graciosos de grinaldas de folhas de loureiro, uvas e parras, temática adequada a frascos que frequentemente continham licores. As tampas, de forma esférica com rolhas de pega, asseguravam uma conservação perfeita dos conteúdos. Ao centro da frasqueira, aproveitando o espaço libertado pelos frascos de pequenas dimensões, situa-se um tabuleiro amovível, que guarda, em compartimentação apropriada, dois cálices, dois copos e ainda um funil, para se transferirem os líquidos sem entornar.

 

Adicione o seu comentário