Uniforme Modelo Exército Britânico (não regulamentar)

1808-1810 , Coleção Herdeiros de Alfredo Ayres de Gouvêa Allen

As charlateiras são do modelo português em escama, neste caso não articulada mas estampada, com canotilho fino de ouro, cuja configuração indicia o posto de tenente ou capitão, dependendo da situação e contexto em que o João Allen foi incorporado no Exército Britânico como intérprete no Estado Maior de sir Arthur Wellesley (futuro duque de Wellington, de acordo com a tradição oral da família).

No conjunto está ainda presente uma reprodução do bicórnio (datávelde 1911), em de feltro e debruado de seda preta, de modelo inglês, já sem  as passadeiras que poderiam ostentar as cores nacionais ou inglesas. Este conjunto é bastante interessante pelo facto de um oficial do Exército Português, passar ao serviço inglês, tendo adotado ou sido imposto um uniforme, sem distintivos de unidade específica, mas para serviços especiais de Estado Maior, indicado como intérprete, o que o define como oficial de ligação entre as forças portuguesas e britânicas. Cremos que as suas funções, dada a natureza do posto que ocuparia, seriam também a de recolha de informações de campo de batalha e de teatros operacionais.
SVC

[g-gallery gid=”5241″]

  • 1808-1810
  • Portugal (?)
  • João Allen Biografia, Objetos Históricos
  • Lã, latão, sirgarias; couro (suspensórios)
  • Casaca: alt. 62 x larg. 53 cm; calças: alt. 123 x larg. 39 cm; bicórnio: alt. 28 x larg. 39 cm; suspensórios
  • Coleção Herdeiros de Alfredo Ayres de Gouvêa Allen

Casaca de abas longas, de modelo britânico e usado durante a Guerra Peninsular / Invasões Francesas.
Confecionado em lã fina (entenda--se de boa qualidade) encarnada, tem gola alta encarnada com virado branco e carcela de fio de ouro, vivos de lã branca nos bolsos e pestanas posteriores. As abas posteriores também ostentam virados de lã fina branca e forro de baeta branca. À frente a casaca aperta pela cintura com sete botões de latão pelo centro, saindo para os lados nove alamares em cunha, juntando na botoeira, em sirgaria de fio de ouro. Os canhões das mangas são encarnadas, tal como o resto da casaca.

Adicione o seu comentário