De volta para todos os Post

Curadoria Digital

por em Curadoria‚ Destaque‚ Exposição
O Nosso Porto

Um Curador, é alguém responsável pela conceção das obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição da obra, além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição.(wikipédia)

Atualmente a curadoria desempenha um papel de promoção artística em todas as suas vertentes, sendo um importante contributo para a exposição. A prática curatorial é um processo ou se entendermos uma técnica que está em constante evolução e desenvolvimento, muitas vezes quase um processo imaginativo.

Podemos definir diversas formas de expressar a arte, mas também temos diversas formas de a divulgar e de a expor, cabendo esta última tarefa ao curador que tem de saber interpretar os desejos do artista e da sua obra e tentar expô-la de forma a que o público sinta o desejo e a própria expressão artística.

O isolamento provocado pelo Covid-19, vei “esganar” a expressão cultural, artistas utilizaram diversos meios para se exprimir, mas maioritariamente utilizou as redes sociais como um meio difusor e de contacto.

A presença da exposição online já existia, mas nunca fora devidamente explorada.

Acredito que a atual situação pandémica veio ajudar a desbloquear receios relativamente ao online e que a partir de agora curadores terão presente a vertente digital numa exposição. Existirá uma adaptação progressiva e elementos se irão adicionar à exposição digital.

Uma exposição digital pode ter de suporte diversos elementos tal como o video em exemplo, que representa uma exposição, onde percorremos num ambiente digital adaptado uma exposição de fotografia intitulada “O Nosso Porto”.

O Nosso Porto | Autor: Paulo Meireles | Fotografia: Paulo Meireles

Desde simples fotografias expostas a elaboradas galerias virtuais que podem ser imersíveis e eventualmente como acontece nos jogos multijogador, populados por dezenas ou mesmo centenas de indivíduos que poderão interagir entre si. Este poderá ser o futuro próximo que curadores e artistas poderão conjugar com as suas exposições físicas.

Sobre o Autor

Adicione o seu comentário