Todos os Eventos

When Activity Becomes Art

19 de Junho, 2021, 16:00 - 3 de Agosto, 2021, 19:00

A exposição “When Activity Becomes Art” reúne obras de um grupo de artistas, que desenvolvem investigação no âmbito de um programa de doutoramento. Reflexões sobre as práticas artísticas contemporâneas, ligadas ao conceito de “When Attitudes Become Form”. A curadoria está a cargo de Vera Lúcia Carmo, e a organização conta com o apoio da  Direção do Doutoramento em Artes Plásticas / FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). Esta exposição está presente na Casa das Artes, na cidade do Porto.

“Pensa-se…a atividade artística e não a obra de arte ou, mais precisamente, todo o conjunto de atividades que levam a ou se transformam em arte, não se circunscrevendo, contudo, ao universo da Arte Conceptual, mas evocando o conjunto de “Trabalhos – Conceitos – Processos – Situações e Informações” que constituem o útero que nutre qualquer obra.” Com um título provocatório, as raízes desta apresentação remontam a um movimento artístico, que abriu portas à possibilidade dos artistas terem o seu próprio esquema organizativo de estudos pós-graduados. É uma nova forma de encarar a arte.

A exposição torna visível toda a parte de investigação que os artistas podem introduzir nas suas obras de arte, toda a atividade que transporta as aprendizagens, as discussões, as leituras. O título em inglês, igualmente ponderado, é fruto de pesquisa e investigação, não se trata de algo aleatório ou para atrair público. Qualquer atividade (seja ela qual for), para a construção de uma obra, pode tornar-se uma arte. É fácil apontar a premissa de partida, complexo é o pensamento, a organização. Passa-se exatamente o mesmo na investigação.

Artistas presentes na exposição:

• António Regis
  • Aurora Campos
  • David Lopes
  • Ivan Postiga
  • Jerónimo Rocha
  • Liliana Martins
  • Luis Balva
  • Luis Miranda
  • Maria Ramos
  • Martín Molín
  • Oscar Alaya
  • Oscar Malta
  • Rui Coelho dos Santos
  • Tomás Ribas

Mais informações: o site oficial da exposição não dispõe de imagens, nem catálogos. À medida que a fonte oficial da exposição atualizar as informações, as mesmas serão colocadas neste site.

• Organizer Name: Casa das Artes
  • Phone: 220 116 350