Ola Henfridsson de Miami Herbert, professor de tecnologia empresarial, reflecte sobre os efeitos e talvez implicações a longo prazo da transformação digital.
Mudança de Comportamentos
Em apenas algumas semanas, surgiram novos serviços online e novas formas de trabalho. As pessoas estão a passar por experiências digitais inovadoras, quer como estudantes, trabalhadores e socialmente.
As empresas poderão ter encontrado novas forma de conduzir os seus negócios. Como consumidores, aqueles que anteriormente não fariam compras online, podem ter encontrado uma via desejada para o consumo.
How COVID-19 Will Further Digital Transformation
Consequências Duradouras
Será que estes padrões emergentes da utilização dos recursos digitais online permanecerão quando a ameaça para a saúde diminuir?As empresas que valorizam os comportamentos dos consumidores estão a avaliar de perto esta questão. A resposta reside provavelmente na duração da pandemia. Embora se espere que o fim esteja à vista, a situação poderá prolongar-se por alguns meses, levando novos comportamentos de utilização a solidificarem-se em formas estabelecidas de trabalho ou de compra. As experiências digitais aumentadas tornar-se-ão consequentemente mais importantes para as empresas, especialmente em sectores como a banca e a hotelaria. O ambiente digital irá acelerar os esforços das empresas para realizar a transformação digital.
À medida que as formas de consumir e conduzir negócios continuam a mover-se e a expandir-se online, a pandemia pode ter introduzido de vez um mundo mais digital.
Ola Henfridsson, Miami Herbert Business School