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Museus e Locais Patrimoniais

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As preocupações sanitárias com a pandemia levaram a encerramentos sem precedentes de museus e locais patrimoniais. Cerca de 90% dos museus a nível mundial (mais de 85 000 instituições em todo o mundo) fecharam temporariamente durante a crise, e os restantes 10% poderão nunca reabrir devido a consideráveis dificuldades económicas. A redução abrupta das receitas (3 dos 5 museus no inquérito europeu NEMO reportaram perdas e uma média de €20.300 por semana devido ao encerramento e paragem de viagens), contribuições de caridade e patrocínios tanto para museus públicos como privados puseram em risco a sustentabilidade financeira dos museus, especialmente dos pequenos museus. Resultou em salários reduzidos e despedimentos para uma série de trabalhadores (pessoal temporário, contratos externos incluindo mediadores, trabalhadores sazonais, empregos relacionados com exposições, publicação de catálogos, material de exposição e educativo, eventos e outras atividades comerciais). De acordo com um inquérito realizado pelo Conselho Internacional de Museus, 6% do pessoal temporário dos museus não teve o seu contrato renovado ou foi despedido, enquanto que 16,1% dos profissionais independentes dos museus foram despedidos.

A médio prazo, e se as medidas de distanciamento social continuarem, os ganhos através da emissão de bilhetes e programação serão lentos a regressar aos níveis pré-crise. Qualquer nova queda nas receitas conduzirá a uma redução na investigação e atividades culturais dos museus. Isto representa uma ameaça estrutural à sobrevivência de empresas e freelancers que operam no ecossistema do museu, o que, por sua vez, afetará outros sectores culturais e criativos que também dependem destes profissionais para o conteúdo criativo. Durante os períodos de encerramento da COVID-19, e dependendo dos contextos nacionais, é importante considerar a inclusão de instituições sem fins lucrativos (como museus) em planos de retenção de empregos concebidos para ajudar as pequenas empresas a preservar empregos. É também útil considerar incentivos fiscais específicos, elaborados à medida para doações afim de apoiar investimentos no sector (por exemplo, para apoiar especificamente jovens profissionais criativos em subsectores relativamente mais frágeis, tais como artes visuais e performativas).

Fonte de informação OECD

Unemployment Rate in the Cultural and Creative Sectors in Germany, Selected Occupations, June 2020

Figure 5. Unemployment Rate in the Cultural and Creative Sectors in Germany, Selected Occupations, June 2020

Note: Selected professions: design, software development, advertising, journalism, performing arts. In addition to the cultural and creative industries, the term culture / creative sector also includes employees in the public / non-profit cultural sector. Calculation of the unemployment rate for cultural and creative professions equals the share of the unemployment rate in June 2020 in relation to the number of employees subject to social security contributions in September 2019. Total unemployment 6.2% (June 2020).

Source: Office for Cultural Economics Research (Büro für Kulturwirtschaftsforschung), Cologne, July 2020; Federal Employment Agency, 1.7.2020. Statista (2020). Annual average unemployment rate in Germany 2004-2020. https://www.statista.com/statistics/227005/unemployment-rate-in-germany/ (accessed 16 July 2020). Office for Cultural Economics Research (Büro für Kulturwirtschaftsforschung), Zur Arbeitslosigkeit im Kultur-/Kreativsektor, Nr. 03, https://kulturwirtschaft.de/zur-arbeitslosigkeit-im-kultur-kreativsektor-nr-03/ (accessed 9 July 2020).

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