De volta para todos os Post

Relatório Global da UNESCO “Re|Shaping Cultural Policies”

por em Artigos‚ Cultura‚ Património Cultural

Este Relatório Global da UNESCO “Re|Shaping Cultural Policies” é uma ferramenta inestimável para a implementação da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais.

Esta Convenção, agora ratificada por 146 Partes, incluindo a União Europeia, está a liderar os esforços para reforçar as capacidades de criação, produção e divulgação de bens culturais, serviços e atividades. Os Estados são apoiados no seu direito soberano de implementar políticas públicas para o desenvolvimento de sectores fortes e dinâmicos da indústria cultural e criativa. A UNESCO está empenhada em para desenvolver políticas públicas mais eficazes e sustentáveis nestas áreas.

O roteiro é claro e requer a cooperação de governos e atores não governamentais em quatro áreas-chave: reforço da governação para a cultura, melhoria das condições para a mobilidade de artistas, integrando a cultura nas estratégias de desenvolvimento sustentável, e promovendo a direitos e liberdades fundamentais. Estes quatro objetivos estão intimamente ligados à Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável.

Desde que foi publicado pela primeira vez em 2015, este Relatório melhorou significativamente a avaliação e acompanhamento das políticas culturais em todo o mundo. Analisando o progresso, novas abordagens de surgiram questões, tais como a liberdade artística, a mobilidade dos artistas, o género, os meios de comunicação de serviço público e criatividade digital.

Sobre o Autor

Adicione o seu comentário