Hermafrodita adormecido

[g-gallery gid=”5949″]

GLÍPTICA: DACTILIOTECAS

1750-1827 (?). Roma Gesso patinado
Observações: Das cerca de setecentas reproduções em gesso patinado e terracota no Museu Nacional de Soares dos Reis decidiu-se destacar quatro núcleos com especial interesse para os temas desta exposição.

1. Reproduções de esculturas da antiguidade clássica

Nas dactiliotecas conservadas no Museu Nacional de Soares do Reis, podem selecionar-se reproduções em gesso patinado e terracota que ilustram dezanove obras-primas da escultura da antiguidade clássica. A presença de números de catálogo na maioria das reproduções faz pensar que estas teriam integrado dactiliotecas temáticas onde se apresentavam obras de escultura dos mais afamados museus europeus. É possível que estas dactiliotecas possam ter estado originalmente organizadas segundo os museus onde se encontravam os originais copiados.
Nos séculos XVIII e XIX, os tomos do
Museo Capitolino, Museu Vaticano, ou em conjunto, Museo di Firenze e Parigi1, Museo Vaticano e Capitolino, Museo di Napoli e Villa Albani, Musei Diversi eram os tomos (caixas de dactiliotecas) mais comuns.

• Autor desconhecido
  • Início do XIX
  • Itália
  • Glíptica: Dactilotecas, Museu Allen, Objetos Históricos
  • Gesso e papel cartonado
  • 134 PR MNSR
  • Alt. 3,1 x larg. 2,5 cm
  • PR MNSR

Reprodução da escultura da autoria de Lorenzo Bernini

Carneiro, P. D., Carvalho, M. A., Castro, C. M. e, Correia, M. R., Macedo, M. d F., Machado, A. P., … Viana, T. P. (2007). Roteiro da Coleção - Museu Nacional Soares dos Reis (2.a ed.). Lisboa: Copyright IMC.

Adicione o seu comentário